quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Así se baila el tango!

Ora bem, isto é digno de se fazer o post em homenagem...
Vamos lá a ver, toda a gente que está a ler este post ou tem, ou já teve, ou vai ter um dia educação física... Se algum de vocês tiver a sorte/azar (depende como vejam a situação) de ter de dar dança... Está aqui o testemunho de alguém que passou por isso.
Era dia... hmm... qualquer coisa, não me lembro, lembro-me que era a apresentação de educação física, um dos primeiros dias de aulas do ano. A turma 12ºA encontrava-se no ginásio com a professora Ana Choças, que dava indicações sobre o decorrer do ano que estava para vir. E eis que dos lábios da professora, saem as palavras: "Vamos dar dança. Façam grupos de 4 ou 5 e arranjam um estilo de dança. Vão arranjar uma coreografia e apresentam no fim do primeiro período." (acho que não disse nada disto, mas apetece-me deixar um texto bonitinho, portanto, toca a colaborar e a acreditar no que eu digo, ok? :D). Então, eis que Sofia se junta com José Rodrigues, Ana Gaspar (ou Rita Varela, vá.) e Eduardo Pereira, e decidem optar pelo tango (decisão estúpida, eramos tão ingénuos... tentem compreender, os tempos eram outros, tinhamos mais em que pensar.).

Ora, até arranjar a música e os passos de dança para o início foi complicadote... Mas nada que se pudesse comparar ao que se avizinhava. Tivemos de arranjar uns passos assim um bocado... hmm... como dizer? Difíceis, vá... Pronto, não eram assim tão difíceis, mas nós somos cabeças sem juízo e foi uma trabalheira para lá chegar. MAS CONSEGUIMOS...

E então, chega o dia em que Sofia recebe a pior notícia de sempre... Rita aproxima-se dela e diz, com uma voz suave de colibri (os colibris falam? Nevermind...): "AHAHAH, vais ter de usar vestido e saltos altos na dança! Embrulha!"

...

Sofia tenta interiorizar o que ouviu... SALTOS ALTOS? Tínhamos de usar saltos altos? EU?! Vai contra a minha natureza, completamente! Não me interpretem mal, não tenho nada contra os saltos altos... só acho que quem os inventou devia levar com eles todos na cabeça, porque a existência destes simplesmente não tem cabimento! "EU NAO CONSIGO ANDAR COM AQUELA... porcaria, Rita! Quanto mais dançar?!" O vestido ainda era como o outro, usei um no baile de finalistas o ano passado (ah, que bonito, a Fia foi ao baile de finalistas antes de ser finalista! POIS, UM FINALISTA CONVIDOU-ME! :D MUHAHAHA!). Agora saltos altos? Oh meu Deus! É como obrigar um vegetariano a comer carne! Simplesmente não dá. Logo, recusei-me!

"Não, Rita! Não consigo!"
"Oh Fia tem de ser! Eu também vou!"
"Epá não! Deixa-te de ideias, que não vou!"

Conclusão: A Fia teve de ir de saltos altos. -_-'

Anywaaaaay... depois de termos a coreografia a modos que definida seguiram-se horas e horas de sangue, suor e lágrimas. Perdemos cerca de 3 horas por dia a treinar a porcaria da dança, e o raio dos sapatos que a Rita me arranjou mordiam-me os pés todos! GRRR! O que vale é que ainda conseguia aguentar-me em pé com aquilo, já é um bonus. Só sei que sempre que nos juntávamos os quatro, acabava com todos a queixarem-se: "AHHH TOU FARTA DISTO!"; "FOGO, SE ISTO ACABA ACHO QUE ESTOU A SONHAR!"; "RAIOS PARTA O TANGO!" e afins... Mas também havia bocas bonitas... Por exemplo:

"Onde é que está o power?"
Rita Varela, 2008, enquanto tentava ligar o computador de Eduardo.

"Ai, o Eduardo faz uma cara de Antonio Banderas que espera lá!"
Rita Varela, 2008, quando o Dudu fez cara de anormal. (ainda mais.)

(agora só me lembro das bocas da Rita, mas eu sei que houve mais! :D)

E pronto, depois de muito tempo, e umas poucas de quedas da parte da Rita... (eu nunca caí nos ensaios! :D) TÍNHAMOS A DANÇA COMPLETA! E hoje chegou o grande dia... O dia da apresentação da coreografia.

O cenário apresentava-se bonito:
  • Fia e Rita a morrer de frio, por causa da porcaria dos vestidos;
  • Fia aflita dos pés por causa do raio dos sapatos;
  • Grupo de tango era o único com vestimentas à excepção do de merengue que levava uma espécie de aventais aos quadradinhos brilhantes (desculpem, mas não encontro outra definição xD.);
  • Gente de outras turmas a gozar conosco por causa das nossas roupas;
  • Frio, muito frio;
  • Estava frio;
  • Grupo de tango era o primeiro a apresentar.
Ora bem, cada grupo tinha duas hipóteses de apresentar a coreografia. Enchemo-nos de coragem e lá fomos nós.

SENSUALIDADE... LEVEZA... CARA DE PARVO DO ZÉ COM UM CRAVO NA BOCA... era só o que me passava na cabeça enquanto dançava. Até correu bem...

Zé: "Epá, vamos repetir, que descoordenámos um bocadinho lá não sei quando."
Grupo: "Ok :D"

Segunda vez:
PERFEIÇÃO! Estava tudo a correr lindamente! Perfeitamente, até! Não podia correr melhor! Parecíamos quatro profissionais, dada a maneira como deslizávamos pelo chão porco do ginásio mal-cheiroso da escola. E eis que, no último compasso da música, Fia mete o pé em cima do cravo que José atirou ao chão no início da coreografia, escorrega e desequilibra-se (NÃO, NÃO CAÍ!).

AAAAAAAAAAAARGH! Que nervos. Mas tirando isso, pode dizer-se que correu muito bem! :)

Só sei que só me queixava, tal como os outros membros do grupo, e já não podia ouvir tango... Mas não me importava de repetir, só pelo tempinho que perdemos os quatro juntos, e o que nos divertimos com o raio do tango.

Agradeço desde já à professora Ana Choças, a quem no início da aula de hoje dirigi as seguintes palavras: "Fogo, oh professora, eu gosto muito de si, mas hoje odeio-a por nos fazer dançar esta coisa!". E peço-lhe também desculpa, porque volto atrás no que disse! :)



Así se baila el tango! :D

Fia.

4 comentários:

Romicas disse...

A foto tá linda e tenho a certeza de que se portarm lindamente. Quero ver a gravação!
Bjokas

Anónimo disse...

Oh!! Tá tão giro, mas porque tem que ser sempre comigo que gozam? E quanto so power não vejo o que disse de mal:(
Esqueces-te de pelo menos 2: O Eduardo parece um espantalho!
Epa não dá estamos descordenados, TA BEM MAS PORQUE É QUE TENS QUE PARAR?, porque estamos descordenados, E NÃO PODES CONTINUAR E DIZER ISSO DEPOIS? olha oh Rita vai... Enfim, correu bem, o Eduardo lá fez a sua cara de António Banderas :)

José disse...

Foram umas belas horas de treino, Embora árduas (sem h Rita) mas apesar de tudo muito divertidas! Somos uns pros do Tango!
"Asi se baila el Tango!", e nós soubemos "bailá-lo" (LOL).
MELHOR GRUPO DE DANÇA! :)

TANGO! :D

Anónimo disse...

Tavas linda love :')
e dançaram muito bem :D

E a choças so decidiu q a coreografia era para apresentar no final do periodo para ai a meio, era suposto só ensinarmos a turma no 2º periodo. Aiai sofia martins, precisas de ter me na tua turma ao teu lado porque senao nao tomas nenhuma atençao ao que os professores dizem! aiaiai IRRESPONSAVEL x'D falto eu para teres atençao nas aulas!


ah e o que é um colibri?
:S